Instrumentação e Métodos de Observação Conteúdo - IMO

 

 

 

 

 

Cap. I -  Instrumentos e Métodos de Observação de Superfície - Natureza das observações meteorológicas - Classificação das estações meteorológicas. - As redes de estações meteorológicas. - Os diferentes tipos de observações. - Horas das observações. - Medições das distâncias verticais. - As funções dos observadores. - Observações de superfície.

 

Cap. II - Aspectos gerais das observações de superfície executadas com       instrumentos. - Localização e exposição dos instrumentos meteorológicos. - Características recomendáveis dos instrumentos meteorológicos. - Tipos fundamentais dos instrumentos meteorológicos. - Instrumentos registadores. - Mecanismos de relojoaria e cilindros registadores. - Gráficos para instrumentos registadores. - O nónio. - Leitura dos instrumentos meteorológicos.

 

Cap. III - Determinação da temperatura. - Escalas de temperatura. - A temperatura do ar à superfície. - Exposição dos termómetros. - Termómetros de líquido em vidro. - Leitura dos termómetros de líquido em vidro. - Termómetro de temperatura máxima. - Leitura e preparação do termómetro de temperatura máxima. - Termómetro de temperatura mínima. - Leitura e preparação do termómetro de temperatura mínima. - Termógrafo bimetálico. - Manutenção e afinação do termógrafo bimetálico. - Substituição do gráfico do termógrafo. - Termógrafo de tubo de Bourdon. - Termógrafo de mercúrio em envólucro metálico. - Termómetro de temperatura mínima de relva. - Temperatura do solo. - Termómetro de profundidade, no solo. - Instalação dos termómetros de profundidade. - Leitura dos termómetros de profundidade.

 

Cap. IV - Medição de pressão atmosférica. - Unidades de pressão atmosférica. - Barómetro de mercúrio. - Condições normais. - Escalas barométricas. - Correcção das leituras da pressão às condições normais. - Exposição dos barómetros. - Leitura dos barómetros de mercúrio. - Barómetros aneróides. - Leitura dos barómetros aneróides. - Barógrafo aneróide. - Manutenção e afinação dos barógrafos aneróides. Substituição dos gráficos. - Variação barométrica. - Redução da pressão aos níveis padrão.

 

Cap. V - Medição da humidade atmosférica. - Definições e unidades. - Instrumento de medida da humidade atmosférica à superfície. - Ventilação dos psicrómetros e tabelas psicrométricas. - Psicrómetro simples, sem ventilação artificial. - Leitura do psicrómetro simples. - Normas especiais para a leitura do psicrómetro simples em    climas frios. - Psicrómetros com ventilação artificial. - Normas de observação aplicáveis aos psicrómetros de ventilação         artificial. -Causas de erro em psicometria. - Condições especiais para as regiões tropicais e polares. - Tabelas psicrométricas. - Princípio do higrógrafo de cabelo. - Higrógrafo de escala linear. - Exposição e funcionamento do higrógrafo de cabelo. - Normas de observação aplicáveis ao higrógrafo de cabelo.

 

Cap. VI - Medição do vento à superfície. - Determinação da direcção do vento. Definições e unidades. - Cata-vento. - Indicadores e registadores da direcção do vento. - Estimativa da direcção do vento. - Medições da velocidade do vento: unidades. - Indicadores e registadores da velocidade do vento. - Anemómetros de rotação. - Princípio do anemómetro de tubo de pressão. - Anemógrafo de tubo de pressão. - Manutenção do anemómetro de tubo de pressão. - Estimativa da velocidade do vento. - Flutuação da velocidade do vento. - Observações do vento à superfície.

 

Cap. VII - Observação das nuvens. - Aspecto das nuvens. - Observação das nuvens. - Nebulosidade. - Formas das nuvens. - Identificação do género das nuvens. - Altura da base das nuvens. - Movimento das nuvens. - Observação nocturna das nuvens. - Efeitos orográficos.

 

Cap. VIII - Observações meteorológicas de superfície. - Estações climatológicas. - Estações sinópticas. - Termos usados no código do tempo presente. - Determinação da intensidade da precipitação. - Fenómenos meteorológicos citados no código do tempo        presente. - Litometeoros: definições e descrições. - Electrometeoros: definições e descrições. - Fenómenos meteorológicos não citados no código do tempo          presente. - Observação dos fotometeoros. - Fotometeoros: definições e descrições.

 

Cap. IX - Mediação da precipitação. - Unidade de medida. - Princípio da medição. - Medições da quantidade de chuva. - Exposição dos udómetros. - Observações da chuva. - Udógrafos. - Udógrafo de flutuador. - Udógrafo de báscula. - Udógrafo de balança. - Registadores da intensidade da precipitação. - Medição da neve recente. - Espessura da camada de neve recente. - Equivalente em água de neve recente. Medição da camada de neve no solo.

 

Cap. X - Mediação da visibilidade. - Definição de visibilidade meteorológica. - Determinação da visibilidade. - Plano dos pontos de referencia da visibilidade. - Escolha de pontos de referência da visibilidade durante o dia. - Escolha dos pontos de referência da visibilidade durante a noite. - Relação entre a visibilidade durante o dia e durante a noite. - Estimativa da visibilidade. - Visimilímetros. - Variação da visibilidade horizontal com a direcção. - Visibilidade oblíqua. - Visibilidade vertical.

 

Cap. XI - Mediação da evaporação. - Factores que influem na evaporação. - Unidades de medida. - A medição da evaporação. - Métodos de medição. - Evaporação pela superfície do solo. - Evaporação por uma superfície porosa molhada. - Evaporação por superfícies de água livre em reservatórios e em          tinas. - Tina de evaporação de classe A. - Execução das evaporações. - Tinas registadoras.

 

Cap. XII - Medição da insolação. - Princípio de heliógrafo de Campbell - Stokes. - Descrição do heliógrafo de Campbell - Stokes. - Exposição do heliógrafo. - Cartões do heliógrafo. - Afinação do heliógrafo. - Processos de ajustamento. - Erros de ajustamento. - Manutenção do heliógrafo. - Substituição dos cartões do heliógrafo. - Leitura dos cartões do heliógrafo.

 

Cap. XIII - Estado do solo. - Amostra do solo nu. - Amostra representativa do terreno da estação. - Tábua para a classificação do estado do solo. - Escolha do número de código.

 

Cap. XIV - Observações meteorológicas no mar. - Elementos observáveis quer em terra quer em mar. - Determinação da temperatura da água do mar. - Descrição dos métodos de avaliação da temperatura da água do mar. - Agitação oceânica: características gerais. - Velocidade da agitação oceânica. - Agitação em águas pouco profundas. - Observação da agitação oceânica. - Métodos de observação das características de sistemas de       agitação oceânica, independentes. - Medição da altura e período médios de um sistema de ondas ou de vagas. - Caracterização de vagas e ondas. - Observação de fenómenos especiais. - Observações de gelo no mar.

 

Cap. XV – Sondagem da Baixa Troposfera. – Introdução. – Torres e mastros.– Balões ligados. – Características de balões ligados.– Mecanismos de ascensão.– Bloco de sensores.– Receptores e registradores .– Procedimento de sondagem.– Sondagens livres usando radiossondas.– Radar de vento.– Observações de balões piloto. – Aeronaves, incluindo helicópteros. – Sensores acústicos. – Laser radares. – Detectores de infravermelhos. – Detectores de mincro-ondas.

 

 Cap. XVI – Estações Meteorológicas Automáticas.– Introdução. – Considerações gerais.– Tipos de estações automáticas.– Componentes de uma estação automática.

 

Cap. XVII – O radar Meteorológico.

– Fundamentos do radar. – Equação do radar. – Equação do radar meteorológico. – Relação entre Z e a intensidade de precipitação.– Apresentação visual da informação do radar e técnicas especiais.

 

Cap. XVIII – Os Satélites.– Introdução.– Características.– Pré-Processamento de Imagem.– Algumas Aplicações.– Importância e Qualidade das Observações.

 

 

 

 

 

 

 

 

                                                   
 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

.