Satélites heliossíncronos e Satélites geostacionários

Satélites heliossíncronos
O programa POES (Polar Orbiting Operational Enviromental Satellites), de satélites ambientais em  órbitas polares, tem como principal objrctivo fornecer observações diarias globais de padrões meteorológicos e condições ambientais, sobre a forma de dados quantitativos utilizáveis em análises numérica e previsões meteorológicas.
É formado por uma cooperação internacional: NASA,NOAA, o Reino Unido e a França.
A missão POES é composta por 2 satélites em orbitas polares que provéem, dados para a previsão do tempo. Operando aos pares. garantem , que os dados ambientais colectados sobre qualquer lugar da Terra sejam actualizados cada 6 horas. Os satélites NOAA tem o compromiso, entre outros, de fornecer uma observação meteorológica global e sistemática.
Os satélites NOAA (National Oceanic and Atmospheric Administration), são colocados em órbitas heliossíncronas, circulares  quase-polares, com altitude média de 850 km. O nº de órbitas por dia é de 14.18. O periodo orbital médio é de 102 min, com 71 minutos do período iluminado e trinta minutos de sombra.

 


A primeira Imagem
 Antena giratória para adquirir imagens  dos satélites de órbita Polar  Antena para adquirir imagens dos satélites geostacionário Meteosat Galeria de fotos da montagem no departamento de Física da Universidade de Aveiroto de Física da Universidade de Aveiro
 


Satelites geostacionarios METEOSATeostacionarios METEOSAT
Os principais Satélites Meteorológicos Geoestacionários são operados pela EUMETSAT (Meteosat) e pelo governo americano (GOES)